Quando uma criança pega um livro porque quer ler e quando pega porque precisa ler, estamos diante da mesma experiência? Talvez o livro seja o mesmo. Talvez a história também. Mas, como bibliotecária escolar, acredito que existe uma diferença enorme entre essas duas experiências. Existe algo muito bonito quando uma criança escolhe um livro por vontade própria. Ela olha a capa, folheia algumas páginas, lê um trecho, pergunta sobre a história, compara com outro livro. Às vezes escolhe pelo assunto. Às vezes pela ilustração.
Às vezes porque um amigo indicou. E, em alguns casos, nem sabe explicar por que escolheu. Mas ela escolheu. E esse pequeno gesto de escolher é muito importante na formação de um leitor. Na escola, estamos acostumados a trabalhar com objetivos, e precisamos deles. Temos habilidades a desenvolver, conteúdos a ensinar e aprendizagens a acompanhar. A leitura faz parte de tudo isso.
Mas existe uma pergunta que, na correria da rotina escolar, talvez precisemos fazer com mais frequência: será que estamos dando espaço para nossos alunos simplesmente lerem? Sem perceber, podemos transformar uma experiência que poderia ser prazerosa em mais uma tarefa. O aluno lê porque precisa fazer um resumo, porque terá uma prova, porque precisa responder a perguntas, porque haverá uma atividade ou porque a leitura vale nota. E, quando isso acontece repetidamente, pode surgir uma associação muito simples na cabeça da criança: Livro é tarefa.
Não acredito que o problema esteja em propor atividades depois da leitura. Elas podem ser excelentes e, muitas vezes, ajudam o estudante a compreender, interpretar, argumentar e compartilhar o que leu. O problema está quando essa passa a ser a única forma de nos relacionarmos com a literatura. Porque nem todo livro precisa ser explicado depois. Nem toda história precisa ser transformada em uma produção. Nem toda leitura precisa ser avaliada. Às vezes, uma criança precisa simplesmente rir com um personagem. Um adolescente precisa se reconhecer em uma história. Alguém precisa encontrar uma palavra para um sentimento que ainda não sabia nomear. Outro leitor pode terminar o livro cheio de perguntas. E está tudo bem.
Nem toda leitura precisa produzir alguma coisa. Algumas leituras precisam apenas produzir sentimentos, perguntas, descobertas e vontade de ler outra vez. Para mim, essa ideia é especialmente importante dentro da biblioteca escolar. A biblioteca não pode ser apenas o lugar onde o aluno pega um livro porque alguém determinou que ele precisa ler. Ela precisa ser também o lugar onde ele descobre que pode escolher, experimentar, mudar de ideia e encontrar um livro que nem estava procurando. Um espaço onde possa conversar sobre uma história sem necessariamente precisar preencher uma ficha sobre ela depois. É muito fácil olhar para uma criança que ainda não lê com frequência e concluir: “Ela não gosta de ler”. Mas será que não gosta mesmo? Ou será que ainda não encontrou uma história que faça sentido para ela?
Talvez essa criança goste de aventura. Talvez goste de humor, histórias curtas, quadrinhos, animais, mistério, fantasia, futebol ou ciência. Talvez goste de personagens que enfrentam situações parecidas com as suas. Talvez ela simplesmente precise de mais tempo. É por isso que acredito tanto na diversidade dentro de uma biblioteca. Uma boa biblioteca escolar precisa oferecer caminhos: diferentes autores, gêneros, assuntos, níveis de leitura e formatos. Porque leitores também são diferentes. E o papel do bibliotecário não é escolher pelo estudante, mas ajudá-lo a descobrir o que pode gostar de ler.
Às vezes, essa mediação acontece em uma conversa de dois minutos. “Você gostou desse livro?” “Quer tentar outro parecido?” “Você gosta de histórias de aventura?” “Esse aqui é do mesmo autor.” “Olha esse. Acho que pode ser a sua cara.” Parece pouco? Não é. Uma indicação feita no momento certo pode colocar um livro nas mãos de alguém que estava convencido de que não gostava de ler. Talvez essa seja uma das partes mais bonitas do trabalho em uma biblioteca escolar: perceber que cada leitor tem seu próprio caminho. Há alunos que chegam procurando sempre o mesmo tipo de livro. E tudo bem. Há alunos que querem conhecer tudo. E tudo bem também. Há quem leia rápido. Há quem leia devagar. Há quem abandone um livro. Há quem releia dez vezes a mesma história. Há quem precise de incentivo. Há quem precise de liberdade.
Formar leitores exige compreender isso. Não podemos querer que todos tenham a mesma relação com a leitura. A escola precisa ensinar a ler, claro. Precisa desenvolver competência leitora, ampliar vocabulário, trabalhar compreensão, interpretação e pensamento crítico. Mas ensinar a ler não é exatamente a mesma coisa que formar um leitor. Ensinar a ler é dar ferramentas. Formar um leitor é também criar vínculo. E o vínculo não nasce da cobrança o tempo todo. Nasce da experiência. Uma história que marcou. Um personagem inesquecível. Uma professora que leu em voz alta. Um livro escolhido sozinho. Uma visita à biblioteca. Um momento de silêncio entre as estantes. Uma indicação feita por um amigo. Uma mãe ou um pai lendo em casa. São experiências pequenas. Mas são justamente essas pequenas experiências que podem construir uma relação duradoura com a leitura.
Por isso, não acredito que precisamos escolher entre ler por prazer ou ler para a escola. A escola também pode ser lugar de prazer. Pode ser lugar de descoberta. Pode ser o lugar onde uma criança encontra um livro que levará consigo por muitos anos. O que precisamos questionar é quando toda leitura precisa ter uma finalidade pedagógica imediata. Quando o livro nunca pode simplesmente ser um livro. Quando a história precisa, obrigatoriamente, terminar em uma atividade. Talvez precisemos proteger alguns momentos de leitura em que o aluno não tenha que entregar nada. Nenhum resumo. Nenhuma ficha. Nenhuma nota. Ele precisa entregar apenas o livro e um leitor.
Não precisamos perguntar sempre qual é o personagem principal, qual foi o conflito ou qual foi a moral da história. Às vezes, podemos simplesmente perguntar: Você gostou? Quer me contar o que aconteceu? E, se ela não quiser contar, tudo bem. Talvez ela só queira guardar aquela história para si. A leitura também pode ser um território de intimidade. E talvez seja justamente isso que queremos preservar quando falamos em formar leitores para a vida. Porque a escola vai passar. As séries vão passar. As provas vão passar. Os trabalhos também. Um dia, ninguém mais vai dizer qual livro precisa ser lido até sexta-feira.
E é aí que a nossa formação será colocada à prova. Não no sentido de uma prova escolar, felizmente, mas em uma pergunta muito mais simples: Quando ninguém estiver mandando, esse jovem ainda vai procurar um livro?
É isso que me faz pensar tanto no papel da biblioteca escolar. Nosso trabalho não termina quando o livro é devolvido. Talvez, na verdade, seja justamente aí que algo começa. Cada empréstimo pode ser uma oportunidade de descoberta. Cada conversa pode ser uma mediação. Cada livro apresentado pode abrir uma possibilidade. E cada criança que percebe que pode escolher uma história está dando um pequeno passo em direção à autonomia leitora. No fim, não acho que devemos medir o sucesso de uma biblioteca apenas pela quantidade de livros emprestados. Nem o sucesso de um projeto de leitura apenas pela quantidade de atividades produzidas. Precisamos olhar também para aquilo que é mais difícil de medir. O aluno que começa a frequentar a biblioteca espontaneamente, ou a criança que passa a recomendar livros aos amigos. O adolescente que encontra um gênero de que gosta ou aquele que antes dizia “não gosto de ler” e, de repente, aparece procurando o segundo livro de uma série. Talvez esses sejam alguns dos sinais mais bonitos de que alguma coisa está acontecendo.
Porque formar leitores não é simplesmente fazer com que crianças e adolescentes leiam enquanto estão na escola. É ajudá-los a construir uma relação com a leitura que possa continuar existindo quando a escola já não estiver cobrando. E isso não acontece apenas com listas de livros. Acontece com acesso, mediação, bons professores, famílias que valorizam a leitura, bibliotecas vivas, diversidade, tempo, liberdade e prazer. No final, talvez devêssemos trocar uma pergunta. Em vez de perguntarmos apenas: Quantos livros nossos alunos estão lendo? Talvez precisemos perguntar: “O que estamos fazendo para que eles continuem lendo quando ninguém mais estiver mandando?”
Porque, se queremos formar leitores para a vida, precisamos ensinar nossos alunos a ler. Mas precisamos fazer algo além disso. Precisamos ajudá-los a descobrir por que eles próprios podem querer continuar lendo. E talvez seja aí que esteja uma das maiores missões de uma biblioteca escolar: não apenas colocar livros nas mãos dos estudantes, mas criar oportunidades para que, em algum momento, eles possam olhar para uma estante e pensar, sem que ninguém tenha pedido: “Qual deles eu quero ler agora?”.
É nesse momento que o leitor começa a caminhar com as próprias pernas.
Comentários: