Agita Brasil - Portal de Notícias

Domingo, 27 de Abril de 2025

NOTÍCIAS Minas Gerais

Prefeitura participa da abertura oficial da Femec 2025

Município é parceiro na realização do evento e conta com estande próprio, a ‘Arena da Inovação’; durante a solenidade, que ocorreu nesta segunda (31), no Parque de Exposições Camaru,

Prefeitura participa da abertura oficial da Femec 2025
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em mais uma ação para promover o agronegócio e estimular a economia local, a Prefeitura de Uberlândia participou, na manhã desta segunda-feira (31), no Parque de Exposições Camaru, da abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2025. Durante a cerimônia, o prefeito Paulo Sérgio acompanhou a assinatura de um acordo de cooperação técnica junto ao Governo do Estado para que o município seja contemplado pelo programa “Cidades do Futuro”. A solenidade também contou com a presença dos governadores de Minas Gerais e Goiás, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, respectivamente, do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, além de demais lideranças políticas e autoridades.

“Essa será a maior Femec de todos os tempos. Vamos ter palestras, autoridades, novidades de máquinas, implementos, equipamentos, preços mais baixos do mercado. É a hora do produtor rural vir pra Femec e aproveitar todas as oportunidades. As atividades econômicas de Uberlândia vão ganhar com mais essa edição da feira. Venham pra Femec”, ratificou o prefeito Paulo Sérgio.

A Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Agronegócio e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, apoia o Sindicato Rural de Uberlândia na realização da 12ª edição da Femec, principal evento de Minas Gerais para comercialização e lançamentos de produtos, máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. Para tanto, disponibiliza o estande “Arena da Inovação”, espaço onde serão realizadas diversas atividades (veja mais detalhes na programação abaixo), desde rodas de conversa até encontros envolvendo produtores rurais, grandes empresas da agroindústria e startups.

Publicidade

Leia Também:

Na Femec deste ano, 28 startups que desenvolvem serviços de tecnologia para o campo participam da feira no estande montado pela Prefeitura. Em cada dia, 10 delas vão apresentar soluções para as empresas do setor agrícola. O objetivo é aproximar os membros da cadeia de produção, favorecendo o contato entre startups e grandes empresas, bem como promovendo inserções ao ecossistema de inovação do município.

Prefeitura participa da abertura oficial da Femec 2025 1
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

“Participamos da abertura da Femec, que é a maior feira do agro de Minas Gerais. O agro tem tido uma relevância cada vez maior no estado, que continuará dando todo o apoio e continuidade para quem produz no campo. Para mim, é uma satisfação muito grande saber que aqui em Uberlândia nós temos um dos polos do estado onde o agro mais cresce e se desenvolve e que é referência para todo o Brasil, para não dizer para o mundo”, reforçou o governador Romeu Zema.

‘Cidades do Futuro’

Durante o evento de abertura da Femec 2025, nesta segunda (31), o prefeito Paulo Sérgio acompanhou a assinatura do acordo de cooperação técnica celebrado entre Município e Estado. O governador Romeu Zema determinou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico adote medidas para apoiar Uberlândia na implementação do programa “Cidades do Futuro”. O anúncio marca mais um pioneirismo para a segunda maior cidade de Minas Gerais, que se torna a primeira entre todas do Triângulo Mineiro a integrar o programa.

A iniciativa busca promover inovação, eficiência na gestão municipal e desenvolvimento econômico com o uso de soluções de cidades inteligentes. Desta forma, Uberlândia poderá avançar no processo de digitalização e implementação de serviços inteligentes.

Prefeitura participa da abertura oficial da Femec 2025 2
Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

Femec 2025

A edição 2025 da Femec acontece até a próxima sexta (4), no Parque de Exposições Camaru. O evento, que tem entrada e estacionamento gratuitos, é o principal de Minas Gerais para comercialização e lançamentos de produtos, máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. Neste ano, a Femec tem como tema a “Inteligência Artificial no Campo: Conectando Você à Produtividade”, com foco nas aplicações da inteligência artificial (IA), ressaltando como a tecnologia está transformando a agricultura e a pecuária em todos os níveis de produção.

A seguir, confira a programação elaborada pela Prefeitura para a “Arena da Inovação”:

Roda de Conversa

·         31 de março

16h – Painel Logística: Aliança Agrícola, ADM, Júlio César Pereira e Brain inovação e tecnologia

·         2 de abril

16h – Painel Pesquisas Aplicadas e Soluções para a Indústria e o Agro: Alexandre Cardoso, Loriel Vilharinho, Gerson Lima (professores da UFU)

·         3 de abril

16h – Painel Inovação no Agro: Thiago Bianchi Silveira, Gabriel Franco, Henrique Rodrigues e SPIA

Pitch Reverso

·         31 de março

17h – Empresas participantes: Aliança Agrícola, Bem Brasil Alimentos e Trebeschi

·         2 de abril

17h – Empresas participantes: Case Ih, Mantiqueira e Prima Foods

·         3 de abril

17h – Empresas participantes: Bio Aroeira, Polenghi e Valoriza fertilizantes

Matchmaking

·         31 de março, 2 e 3 de abril

Horário: 18h

– Veja as startups que participarão na “Arena da Inovação” clicando aqui

Comentários:
Redação Brasília Geral -DF

Publicado por:

Redação Brasília Geral -DF

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

(Responsabilidade pelo conteúdo) As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor. Cada jornalista é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O Editor se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele. - AGITA BRASIL.