Agita Brasil - Portal de Notícias

Domingo, 02 de Novembro de 2025

NOTÍCIAS Paraná

IA criada no Paraná torna vendedores da grife Reserva em influenciadores

Desenvolvida em parceria com a empresa paranaense Irrah Tech, a IA funciona diretamente no WhatsApp, responde a perguntas, oferece treinamentos e até cria roteiros para vídeos do I

IA criada no Paraná torna vendedores da grife Reserva em influenciadores
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em um movimento que sinaliza a maturidade do varejo brasileiro diante da Inteligência Artificial (IA), a grife Reserva e o Grupo Ar&Co, gigante do varejo no Brasil, firmaram uma parceria com o Irrah Tech para desenvolver agentes de IA sob medida para o setor. A iniciativa utiliza o RêGPT, solução que emprega o GPT Maker, plataforma brasileira que permite criar e treinar múltiplos agentes IA personalizadas para atuarem no atendimento ao cliente, em capacitações internas e estratégias de marketing de influência.

"A IA não vem para substituir pessoas, mas para potencializar o que cada time faz de melhor. Com a Reserva, criamos uma IA que entende o tom da marca, seus produtos e valores, e que pode atuar de forma estratégica em diferentes pontos da jornada", afirma Jenifer Ferraz, Head de Produto e Negócios do Grupo Irrah Tech, grupo com sede no Paraná que desenvolve ecossistemas de inovações tecnológicas voltadas ao varejo.

Leia Também:

Jenifer Ferraz, Head de Produto e Negócios do Grupo Irrah Tech

Na prática, a tecnologia dará “vida” a diferentes etapas e funções dentro do ecossistema da marca — com foco especial no suporte à equipe comercial. Além de responder dúvidas de clientes com agilidade e empatia, a nova IA apoiará o treinamento da equipe ao transmitir o estilo e os valores da marca, e ainda servirá como base para que o time crie publicações criativas e relevantes, capazes de chamar a atenção do cliente.

"Em 2019 desenvolvemos o projeto "Somos Todos Vendedores", que transforma vendedores em criadores de conteúdo e protagonistas da experiência de marca. Foi um grande passo e para apoiar ele criamos um portal próprio de vídeos de capacitação (apelidado de “Netflix dos vendedores”) e um canal de atendimento via Instagram. Agora nos perguntamos, por que não trazer IA para esse processo? Ela pode, por exemplo, ajudar o vendedor a acessar os diferenciais dos produtos de uma coleção, participar de treinamentos com uma simples pergunta e, assim, estar mais preparado para as vendas", diz Ian Coutinho, gerente Reserva Praia & Retail Education.

Ian Coutinho, gerente Reserva Praia & Retail Education

A ferramenta também vai ajudar o vendedor a acessar conteúdos que o inspirem e sirvam de base para criar publicações criativas e relevantes. Por exemplo: ao querer divulgar uma camisa polo no Instagram ou TikTok, o vendedor pode solicitar um roteiro de vendas. A IA consulta os diferenciais do produto e entrega um roteiro pronto, direto na palma da mão. “É assim que formamos um verdadeiro exército de criadores de conteúdo", acrescenta Coutinho.

E o melhor, segundo ele, é que o desenvolvimento de uma IA com essa complexidade não exigiu uma equipe técnica dedicada nem investimento alto em tecnologia. “Com o GPT Maker, conseguimos criar nosso próprio agente, treinar ele com a identidade da marca, com todos os diferenciais dos nossos produtos. Buscamos a forma mais fácil e segura de dar ao vendedor acesso a esse tipo de informação e tecnologia. É IA em potencial, sempre ao lado, dando suporte e segurança na hora de vender, o dia todo”, explica o gerente da Reserva.

“Criamos essa plataforma com base nos dados e necessidades reais da Reserva. Ele é treinado com o jeito da marca, com as palavras que ela usa e com o tom que o cliente reconhece”, sublinha Jenifer. A especialista destaca ainda: “Com isso, conseguimos escalar um tipo de atendimento que é único, com personalidade, sem perder velocidade ou controle”. 

Soluções com IA generativa estão ganhando força na automação de atendimento, pós-venda e educação corporativa. Segundo a The Business Research Company, o mercado global de IA generativa para serviços ao cliente deve crescer de cerca de US$0,51 bilhão em 2024 para US$1,76 bilhão em 2029. Esses números refletem a adoção acelerada no uso de chatbots, assistentes virtuais e automação inteligente para melhorar a eficiência e personalização no atendimento.

Como funciona o GPT Maker

Na Reserva, por exemplo, o agente de IA foi treinado com base em conteúdos institucionais, catálogos de produtos, políticas de troca e materiais de onboarding.

Segundo a profissional do Irrah Tech, a IA é operada 100% no Brasil, com servidores e gestão de dados locais, o que garante conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e permite ajustes em tempo real com base em métricas e feedback.

A proposta da empresa é que cada marca crie seus próprios agentes inteligentes, com o DNA da marca. O modelo se distancia dos atendimentos genéricos e propõe uma IA "com sotaque", treinada para responder como se fosse uma pessoa da equipe. 

Se o cliente quiser programar falando “uai”, como um mineiro, é possível. Carioca? Também!

“Não estamos vendendo um robô, e sim uma tecnologia que permite às empresas criarem seus próprios agentes, com estilo, vocabulário e conhecimento específico. O GPT Maker funciona como um ‘laboratório de IAs’ para o varejo e outros setores”, reforça Jenifer.

Sobre a IRRAH Tech: https://www.linkedin.com/company/irrahtech/
Referênciahttps://www.thebusinessresearchcompany.com/market-insights/generative-ai-in-customer-services-market-overview-2025

FONTE/CRÉDITOS: Jenifer Ferraz, Head de Produto e Negócios do Grupo Irrah Tech
Comentários:
Engenharia de Comunicação

Publicado por:

Engenharia de Comunicação

A Engenharia de Comunicação possui mais de 20 anos de experiência em assessoria de imprensa

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

(Responsabilidade pelo conteúdo) As ideias e opiniões expressas em cada matéria publicada são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor. Cada jornalista é responsável juridicamente por suas matérias assinadas. O Editor se responsabiliza apenas pelas matérias assinadas por ele. - AGITA BRASIL.